QUESTÕES FREQUENTES
Necessito de fazer um elevado investimento para adquirir uma cerca elétrica? Não. A cerca elétrica é uma ótima solução para cercados interiores e reforço dos exteriores, custa menos de metade do valor de uma cerca convencional.
As cercas elétricas são perigosas? Não. Apesar de altas voltagens (8.000 Volts) a corrente não é contínua, é emitida por impulsos intervalados.
Ao tocar numa cerca elétrica, posso ficar eletrocutado? Não. Apenas vai apanhar um choque, mas é impossível ficar “agarrado” à vedação.
Necessito sempre de corrente elétrica para montar uma cerca elétrica? Não. Temos eletrificadoras a bateria e com painel solar.
A altura dos condutores varia com o tipo de animais? Sim. Diferentes animais exigem diferentes alturas (Imagem 1).
Uma eletrificadora a 220V tem um elevado consumo energético? Não. O consumo varia com a potência da máquina, pode ir de 1 a 20 Watt. Uma eletrificadora de média potência que consuma 10 Watt, com um custo de 0,20€/Kwh, teria um custo mensal de 1,5€.
Uma eletrificadora solar só funciona quando há sol? Não. Geralmente as eletrificadoras solares têm uma bateria para fornecer energia à noite.
Uma cerca elétrica só funciona em clima húmido e solos molhados? Não. Contudo, em climas mais secos, como é o caso de Portugal, a montagem da vedação deve obedecer a alguns detalhes específicos, de modo a otimizar o funcionamento do sistema terra, que podem inclusive reduzir o custo de instalação da vedação.
Numa cerca elétrica de 1 km com 3 arames, todos positivos, devo contabilizar 3 km para dimensionar a máquina? Não. Se os 3 arames forem ligados uns aos outros com um cabo isolado de 2,5 mm, de 300 em 300 metros, apenas contabilizamos 1 km.
As cercas elétricas têm de ter placas de identificação? Sim. Se estiverem junto a caminhos ou espaços públicos.
No que diz respeito ao sistema de terra (estacas), basta ter as estacas aconselhadas para a potência da máquina, ou necessitamos ter estacas de terra ao longo do percurso? Basta ter um bom sistema de terra ao pé da eletrificadora, contudo, caso queira aumentar a terra e adicionar estacas de terra ao arame negativo, ao longo da cerca, é sempre vantajoso.
Porque é que as aves, quando pousam nas cercas elétricas, não apanham choque Porque não fecham o sistema, uma vez que falta a ligação à terra.
Os javalis respeitam a cerca elétrica? Sim. Contudo, a cerca tem de ser bem feita. A Agrovete aconselha que as cercas para javalis sejam feitas com postes de madeira e 7 fiadas de arame, positivas e negativas, alternadas.
As ovelhas respeitam a cerca elétrica? Sim. Como qualquer animal doméstico, o período de aprendizagem é o mais importante. As ovelhas devem aprender durante o inverno, para haver mais condutividade no solo e choques mais efetivos. O sistema SmartFence da Gallagher para ovelhas está bastante divulgado em Portugal e tem provas dadas.
A cerca elétrica é uma barreira psicológica. Isto significa que é necessário conhecer o comportamento animal e uma também necessária aprendizagem da parte dos animais. Para que isso aconteça, tem de estar em pleno funcionamento. Convém que os animais aprendam no inverno, em que as condições são mais favoráveis para o bom funcionamento, sobretudo do sistema de terra, para que nos períodos mais secos os animais já tenham adquirido o devido respeito à cerca.