
Participantes de todo o mundo reuniram-se para a 7ª edição do World FIRA, que decorreu em fevereiro, perto de Toulouse, no sul de França. Juntamente com mais de 2.000 participantes de 75 países, profissionais da indústria, agricultores e investigadores de todo o mundo vieram conhecer as últimas inovações em robótica agrícola: uma exibição de mais de 30 robots, a maioria dos quais foram demonstrados em campo e cerca de trinta tecnologias inovadoras.
Organizadas conjuntamente pela associação GOFAR, FR CUMA Occitanie e a Cité des Sciences Vertes, as demonstrações de robots estiveram em constante movimento, durante dois dias, em 5 parcelas cultivadas, demonstrando as suas competências. A gama de funcionalidades apresentadas pelos robots em campo ia desde a deservagem mecânica ou a laser, até a análise de plantas, cultivos em linha ou entre linhas, sementeira ou pulverização.
Dos dois vencedores do World FIRA Awards, destacamos a start-up inglesa The Small Robot Company que mereceu uma menção especial pela sua solução autónoma de agricultura de precisão, baseada no reconhecimento de plantas para limitar o uso de herbicidas e fertilizantes.
ALGUNS EXEMPLOS DE ROBOTS COM APLICAÇÃO AGRÍCOLA
Apresentamos ainda nas fotos 3 e 4 dois robots não apresentados na World FIRA, que estão em fase de desenvolvimento, ou testes e que poderão vir a ser comercializados num futuro próximo.
1 | The Small Robot Company
Robot de monitorização Tom V4
Principal concretização deste projeto: otimizar os equipamentos de pulverização existentes
dos agricultores para reduzir custos e fatores de produção, tratando apenas as áreas problemáticas. Prevê-se que isso reduza as aplicações de herbicidas em cerca de 77% (com base nos testes de campo de 2021-2022), e de fertilizantes em cerca de 15%.
2 | MEROPY | SentiV
O SentiV é um robot de reconhecimento modular que se move de forma autónoma pelos campos e detecta ameaças potenciais às plantações: infestantes, doenças e pragas. Está equipado com a tecnologia GNSS-RTK que permite uma geolocalização de alta precisão e com duas câmaras RGB que fazem o scan sobre e sob a copa das culturas. Com uma autonomia de bateria de 6 a 10 horas, pode cobrir até 20 ha por dia.
3 | ManuRob | Loadix
O robot Loadix automatiza tarefas de maneio relacionadas com a distribuição do alimento às vacas, a limpeza do pavimento e o carregamento do chorume, entre outras. Pode realizar uma série de tarefas, bastando trocar de ferramenta. Programável no smartphone, é capaz de se deslocar sozinho, identifica os materiais a serem utilizados e realiza o seu trabalho. Funciona a eletricidade e recarrega-se autonomamente no seu terminal.
4 | Australian Centre for Field Robotics | SwagBot
O SwagBot é um veículo elétrico omnidirecional projetado para uso em explorações de gado. Possui um chassis composto robusto e é capaz de se deslocar em terrenos ondulados e montanhosos e de ultrapassar obstáculos agrícolas, como água, lama e galhos. Está a ser desenvolvido para ser usado em atividades agrícolas autónomas, como a monitorização de pastagens e gado.






