Nos dias 8 e 9 de novembro realizaram-se em Barcelos (Portugal) os Encontros Ibéricos dedicados à Qualidade do Leite. Organizadas pelo Conselho Português de Saúde do Úbere (CPSU), estas conferências foram o ponto de encontro de profissionais do sector de Espanha e Portugal, contando com a presença de cerca de uma centena de especialistas.
A Vetoquinol apoiou esses encontros, sendo um dos principais patrocinadores do evento, onde foram apresentados os benefícios da utilização do Mastatest. Esta é a “ferramenta” da empresa para diagnóstico e controle de mastites, clínicas e subclínicas, nas explorações pecuárias.
A mastite é considerada uma das doenças mais comuns e dispendiosas no setor leiteiro. Não só reduz a produção, como diminui a vida produtiva dos animais afetados, além do custo que representa para os produtores de leite.
Os principais benefícios do Mastatest são:
- Facilidade de uso: Quer seja na clínica ou na exploração, depois de preparar a amostra e colocar o cartucho na Lapbox, todo o processo é automático.
- Fornece o isolamento bacteriano e resultados de sensibilidade com base na CMI de 6 antibióticos. Permite analisar diversas amostras sem ter que iniciar a análise simultânea de todas.
- Está associado a uma plataforma web que permite ao veterinário controlar a epidemiologia e assim poder justificar as suas prescrições.
- Permite estabelecer protocolos de tratamento de maneio de mastite com base na etiologia e sensibilidade (AINEs, antibióticos se necessário, fluidoterapia, medidas de maneio…)
Mais informações: https://www.achievebettermilktogether.com/pt/mastatest/