A Harker XXI inaugurou um novo armazém em São Miguel, Açores, reforçando a sua presença no setor da produção de leite na região. O evento, realizado a 25 de outubro, contou com a presença do CEO da empresa, José Santoalha, que destacou a longa parceria com a DeLaval e reiterou o compromisso da Harker XXI com a inovação e o apoio ao setor, agora com uma equipa ampliada e tecnicamente mais capacitada.
No discurso de inauguração, José Santoalha salientou o fortalecimento da presença da Harker XXI no mercado açoriano: “Este evento marca o reforço da nossa presença na produção de leite na ilha de São Miguel. A nossa parceria com a DeLaval neste mercado já dura há mais de 50 anos e, com a ampliação da nossa equipa, tornamo-nos ainda mais capacitados tecnicamente para continuar a apoiar o setor.”
O CEO da Harker XXI iniciou o seu discurso agradecendo a Carlos Massa, sócio-gerente da empresa Prado, pelo apoio prestado ao longo dos últimos 20 anos na representação da DeLaval em São Miguel. Em seguida, lembrou os 128 anos de história da Harker XXI e o seu pioneirismo no fornecimento de equipamentos e soluções para diversos setores produtivos, reiterando a intenção da empresa de continuar a expandir-se: “Contamos com equipas especializadas e damos mais um passo no nosso crescimento, com o objetivo de apoiar a profissionalização do setor, consolidando a nossa aposta na competitividade, modernidade e inovação. Com a robotização e a transição digital, estamos a atravessar uma era de transformação na produção de leite, utilizando novas ferramentas baseadas em dados para apoiar a tomada de decisão.”
José Santoalha também destacou que a Harker XXI está pronta para manter a sua posição de liderança, sustentada pela confiança, qualidade e capacidade técnica que sempre a caracterizaram. Enfatizou que os principais ativos da empresa são a sua experiência, o foco no cliente e uma equipa vencedora, fatores que se refletem em serviços desenvolvidos para criar valor para os clientes e contribuir para o sucesso contínuo da empresa.
Durante a inauguração, o CEO respondeu a várias questões sobre o presente e o futuro da empresa nos Açores. Explicou que a estrutura local conta com uma equipa técnico-comercial disponível 24 horas por dia, composta por cinco colaboradores: João Martinho, António Prates, Aguinaldo Almeida, Eduardo Lopes e Ivan Jacob. Para 2025, a Harker XXI tem como objetivos a instalação do primeiro robot de ordenha DeLaval VMS V300 em São Miguel, a oferta de um serviço de manutenção preventiva através de acordos ISAI, o apoio à gestão e a divulgação da nova unidade de ordenha DeLaval Evanza TopFlow.
Entre os produtos mais vendidos pela empresa, José Santoalha destacou as salas de ordenha, unifeeds, consumíveis e os serviços pós-venda. A Harker XXI disponibiliza, no seu portfólio, salas de ordenha de alto rendimento, incluindo modelos espinha de peixe, paralela e rotativa, além de três unidades VMS em funcionamento desde 2016. A empresa também oferece equipamentos para monitorização da saúde animal, adaptados para vacas estabuladas e em pastoreio, bem como soluções em eficiência energética e uso racional de água, como grupos de vácuo com variadores de velocidade de baixo consumo, programas de lavagem com ondas de água e flushing, e detergentes para lavagens com menor consumo de água.
Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas para explorações leiteiras de todas as dimensões, com projetos “chave na mão”, em parceria com a DeLaval Advisory. A aquisição de equipamentos inclui opções de manutenção e garantias, como o pacote ISAI com garantia alargada.
O novo armazém é dedicado exclusivamente ao mercado de São Miguel, e a instalação e configuração dos equipamentos são asseguradas por uma equipa local de cinco pessoas, complementada, se necessário, por técnicos da sede e da DeLaval Internacional. A assistência técnica está disponível 24 horas por dia, com resposta imediata em caso de avarias, além de formação em software de gestão DelPro e técnicas de ordenha.
José Santoalha também mencionou que a empresa oferece opções de financiamento, leasing e aluguer, em parceria com entidades de crédito, como a DLL – Financial Solutions Partner do Grupo Rabobank. Por fim, o CEO sublinhou a importância do mercado açoriano para a Harker XXI: “Neste momento, temos a nossa equipa totalmente preparada para expandir o nosso negócio. Os Açores são um mercado de grande relevância, representando 35% da produção de leite nacional, sendo que São Miguel corresponde a 60% desse total. Nas outras ilhas, o mercado é atendido em parceria com a Unicol, que cobre a ilha Terceira e as restantes ilhas. Nos próximos cinco anos, esperamos aumentar a instalação de robots e os acordos de manutenção preventiva, bem como o apoio à gestão, com soluções DeLaval baseadas em Inteligência Artificial, com o objetivo de maximizar a rentabilidade da produção leiteira.”