(Comunicado Eurotier 2024)
Por: Andreas Pelzer, Centro de Investigação e Formação Agrícola Haus Düsse, Câmara de Agricultura da Renânia do Norte-Vestfália
Os requisitos para a produção de leite e a criação de gado voltadas para o futuro na Alemanha continuam a aumentar. Além das difíceis condições globais, permanece o desafio de organizar a produção de leite de forma que a sustentabilidade, com todos os seus aspetos e objetivos conflitantes, se torne o foco de todos os envolvidos ao longo da cadeia de valor.
Garantir a viabilidade económica e atender às exigências políticas e sociais para novos padrões de bem-estar animal é um equilíbrio que só terá sucesso se todos os envolvidos nessa cadeia de valor, incluindo políticos, estiverem cientes da sua responsabilidade e garantirem isso a longo prazo. No contexto social, não apenas as condições de trabalho e de vida na agricultura, mas também as preocupações políticas e sociais devem ser levadas em conta.
Resolver objetivos conflitantes É difícil cumprir todos esses requisitos ao mesmo tempo, pois cria objetivos conflitantes que precisam ser resolvidos. Conflitos clássicos surgem quando se exige maior bem-estar animal juntamente com a redução dos impactos ambientais. No entanto, com medidas inteligentes de redução de emissões, é possível ter impactos positivos no bem-estar animal. Por exemplo, quando o estrume fresco é removido por robôs, as emissões são reduzidas com a limpeza rápida, ao mesmo tempo que a saúde dos cascos é preservada.
Construção inteligente Na atual situação política e social, não é fácil desenvolver a pecuária leiteira com conceitos de estábulos adequados ao futuro e obter licenças para novas construções. Soluções profissionais são urgentemente necessárias. A construção inteligente está a ganhar força, pois o uso de tecnologias inovadoras, como automação e digitalização, apoia condições sustentáveis de criação e melhora o impacto ambiental, reduzindo a carga de trabalho dos agricultores e melhorando as condições de trabalho.
Levar a sério os interesses dos consumidores O pastoreio e a criação de vitelos baseados na vaca são temas importantes para os consumidores e agricultores. Para gerar soluções transparentes e compreensíveis para esses requisitos, os agricultores devem considerar essas questões seriamente e aplicá-las na prática diária de forma transparente.
Desafios para os produtores de leite A sustentabilidade, as exigências sociais por maior bem-estar animal, e as exigências legais desafiam os produtores de leite, não só tecnicamente, mas também em termos de comunicação e desafios administrativos. Embora muitos aspetos da produção leiteira tenham melhorado em termos de bem-estar animal, o impacto ambiental negativo ainda precisa ser otimizado, com trabalho intensivo nesta área.
Digitalização inteligente A digitalização na pecuária continuará a evoluir nos próximos anos. A inteligência artificial será a palavra-chave, com os primeiros desenvolvimentos em tecnologia de sensores e monitorização animal a serem apresentados na EuroTier 2024.
Otimização das áreas funcionais Este ano, as superfícies de caminhada dos animais estão em destaque. Conceitos como robôs que recolhem fezes e urina podem melhorar a saúde dos cascos e reduzir as emissões, proporcionando melhores condições de trabalho.
Mais informações: https://www.eurotier.com