No evento Global Ruminant Day deste ano, realizado de 4 a 6 de junho em Viena, Áustria, a DSM-Firmenich apresentou um novo prémio Digital Disruptor para tecnologias revolucionárias nos setores de laticínios e carne bovina.
No evento, a DSM-Firmenich reuniu mais de 200 executivos e especialistas globais dos setores de laticínios e carne bovina para abordar os problemas mais urgentes, desde desafios de saúde e reprodução até à otimização dos custos de alimentação, sustentabilidade e novas tecnologias promissoras de pecuária de precisão.
Os 3 nomeados para o prémio Digital Disruptor foram:
- SmaXtec, um sistema de saúde revolucionário que facilita a gestão preventiva da saúde, reprodução e alimentação de vacas leiteiras. Utilizando sensores internos, o sistema monitoriza continuamente dados vitais como temperatura, pH ruminal e atividade das vacas. Essas informações são analisadas para detetar precocemente doenças, otimizar a reprodução e ajustar a alimentação, melhorando a saúde geral e a produtividade do rebanho. (https://smaxtec.com/en/)
- Labby, um sistema de deteção ótica habilitado por inteligência artificial para testes de leite cru. Este sistema analisa a composição do leite, identificando rapidamente parâmetros como qualidade e segurança, através de sensores óticos avançados e algoritmos de IA. Isso permite uma avaliação precisa e eficiente do leite, melhorando o controle de qualidade e a gestão da produção nas explorações leiteiras. (https://www.labbyinc.com/)
- FarmTrace, uma plataforma que conecta sistemas agrícolas, robôs e soluções de gestão agrícola para fornecer insights acionáveis. Conectando diversos dispositivos e tecnologias na exploração agrícola, FarmTrace recolhe e analisa dados em tempo real, ajudando os agricultores a tomar decisões informadas sobre a gestão do rebanho, alimentação, saúde animal e operações diárias, melhorando a eficiência e a produtividade das explorações. (https://farmtrace.com/)
O SmaXtec ganhou o prémio Digital Disruptor deste ano, recebendo a maioria dos votos dos delegados do Global Ruminant Days.
O prémio Digital Disruptor reconhece organizações que estão na vanguarda da inovação e que revolucionam a forma como a indústria melhora a saúde animal, o bem-estar e a sustentabilidade através de soluções digitais avançadas para melhorar a alimentação e a pecuária em todo o mundo.