Em novembro, a Kuhn apresentou na Agritechnica o seu conceito de veículo agrícola robótico, que batizou de Karl, resultado de mais de seis anos de desenvolvimento. Karl funciona basicamente como um trator, porém, não tem tripulação nem cabine, e é capaz de tomar decisões e resolver problemas durante o trabalho, segundo a Kuhn.
Para iniciar a operação com este robot, o operador tem que determinar os limites da parcela a trabalhar, definir uma tarefa, posicionar o Karl no campo e ajustar os parâmetros de trabalho. A partir daí, o robot assumirá o restante trabalho.
Quando necessário, o próprio robot consegue ajustar determinados parâmetros para realizar a sua tarefa, adaptando-se às condições presentes, como diferentes condições de solo ou de vegetação.
Com uma potência de 175cv, o Karl pode trabalhar com uma ampla gama de implementos para executar diversos trabalhos no campo. Em operações de maior dimensão, quando vários Karl estão simultaneamente em campo, uma aplicação desenvolvida pela Kuhn pode controlar o trabalho de todas as unidades em simultâneo.
De acordo com a Kuhn, o Karl L possui uma pegada relativamente pequena, minimizando a compactação do solo.
Até ao presente, o Karl tem sido testado em várias situações no campo, principalmente com grades de discos, realizando trabalhos de cultivo, e a empresa afirma que as oportunidades são infinitas à medida que continua a desenvolver o robot.
Mais informações: O robot Karl, da Kuhn