Press release NANTA
No dia 12 de julho, a Nanta realizou o seu III Simpósio #RecriacomPrima em Santiago de Compostela. Mais de 130 profissionais do setor de vacas leiteiras compareceram a este novo encontro, realizado periodicamente, e que teve como principal objetivo o bem-estar das vitelas durante a fase de recria, através da implementação de iniciativas inovadoras.
A recria representa entre 15% e 20% do custo total de produção de uma exploração, tornando-se fundamental aprofundar o maneio dos animais nesta fase. Consciente disso, a Nanta disponibiliza aos produtores e veterinários o método de trabalho Prima para a recria de vitelas, que prioriza o bem-estar dos animais e aborda quatro fatores básicos: o colostro, a lactação, o desmame e os cuidados com os animais.
O primeiro dos oradores, Leonel Leal, responsável pela investigação em nutrição de vitelas na Nutreco, aprofundou estes fatores, mais especificamente o impacto do pré-desmame nas vitelas ao longo de toda a sua vida produtiva, a fase mais importante de todo o ciclo de recria. “A nutrição precoce afeta o metabolismo do animal a longo prazo”, explicou o orador, “influenciando não apenas um órgão, mas todo o sistema”.
Durante esta fase, é necessário satisfazer as necessidades energéticas e proteicas das vitelas, enquanto se promove o desenvolvimento do rúmen para que este seja funcional após o desmame. Assim, o consumo de concentrados é tão importante quanto o consumo de leite. Quanto à administração de colostro, Leonel destacou os pontos críticos do maneio do colostro para uma adequada transferência de anticorpos maternos, como “a rapidez de administração, a temperatura, a qualidade, a quantidade e a higiene”, uma vez que quando um destes parâmetros falha a taxa de mortalidade e morbilidade aumenta consideravelmente.
Robotização para avançar sem negligenciar a alimentação
A seguir, Santiago García, proprietário da Finca La Asunción, apresentou a sua experiência prática para melhorar o bem-estar. Fundada na década de 60, a Finca La Asunción é uma exploração familiar dedicada à produção de leite e à importação e venda de vacas, cujo investimento em tecnologia e últimas inovações permitiram alcançar e manter altos padrões de bem-estar animal, ao mesmo tempo que otimizam a produção e garantem a rentabilidade, tudo sob uma perspetiva sustentável. Assim, na Finca La Asunción, implementaram a ordenha robotizada e um sistema de alimentação robotizada como ferramentas-chave para melhorar a qualidade de vida tanto dos produtores como dos animais. “Com a robotização, conseguimos produzir mais leite e garantir um maior bem-estar para os animais e trabalhadores”, disse Santiago. Tudo isto com a ajuda dos técnicos da Nanta, através do seu programa Nanta Dairy Robot, com o objetivo final de otimizar o desempenho do robot de ordenha, eficiência e resultados da exploração e, portanto, a sua rentabilidade.
Quanto às vitelas, o orador explicou o maneio alimentar e higiossanitário que estão a implementar atualmente, com o fornecimento de colostro antes das 2 horas de vida e o uso da gama de leite de substituição Nantamilk para atender às necessidades dos vitelos nas primeiras semanas de vida. Concluiu a sua apresentação com os resultados obtidos com a implementação desses novos procedimentos, obtendo, em termos gerais, um maior desenvolvimento das vitelas e uma redução das patologias respiratórias.
Uso de alimentador automático e outras estratégias de maneio
Por sua vez, David Otero, gerente de vendas de YAF na Nanta, apresentou aspetos práticos do uso de alimentadores automáticos. O orador apontou algumas vantagens: “Oferece a possibilidade de criar diferentes curvas de lactação e estabelecer características fixas para o leite em termos de temperatura, concentração e higiene, além de envolver menos mão de obra e permitir a recolha de dados”.
Otero também aproveitou a sua apresentação para mostrar os benefícios do Novalac Prima Fiber, o novo starter texturizado da Nanta para vitelas, que maximiza o crescimento e a saúde das vitelas, promovendo um desenvolvimento equilibrado do animal e o seu bem-estar.
Para encerrar o encontro, Mark J. Thomas, sócio-gerente da Dairy Health & Management Services, LLC., concentrou a sua apresentação em estratégias de maneio direcionadas para melhorar o bem-estar das vitelas. Partindo de objetivos de crescimento estabelecidos para maximizar a produção, Thomas avaliou possíveis melhorias na área de maternidade no fornecimento de colostro, alimentação e condições ambientais, principalmente. Dessa forma, em relação ao colostro, assim como os outros oradores, enfatizou a importância da imunidade passiva, que proporciona “melhores taxas de crescimento, redução na prevalência de tratamentos e mortalidade, diminuição da idade no primeiro parto e aumento da produção de leite na primeira e segunda lactação”. Também revisou outros aspetos, como ventilação, densidade animal e condições de higiene e limpeza.
Com a realização deste tipo de encontros, a Nanta pretende ajudar os produtores de vacas leiteiras no seu trabalho diário na exploração, otimizando os resultados e garantindo o seu bem-estar, bem como o dos animais.