Alverca, 12 de julho de 2023 – Com o intuito de avançar para a descarbonização do setor agroalimentar a nível mundial, o Grupo Fertiberia, empresa da qual a portuguesa ADP faz parte, forneceu à Marks & Spencer (M&S) fertilizantes verdes Impact Zero, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono das 27 explorações leiteiras que a cadeia britânica possui em Inglaterra e no País de Gales. A distribuição no Reino Unido destas soluções de nutrição vegetal, as primeiras no mundo a serem produzidas com hidrogénio verde, será assegurada pela Bartholomews Agrifood, que irá garantir que as explorações da M&S sejam pioneiras a adotar esta tecnologia a partir da primavera de 2024.
A linha Impact Zero da Fertiberia marca uma nova etapa na produção de soluções de nutrição vegetal sem emissões, fabricadas com a tecnologia mais inovadora, a maior eficiência ambiental e de forma totalmente sustentável graças à substituição do gás natural por fontes de energia renováveis, que garantem o abastecimento independente e evitam a dependência externa.
“A descarbonização da cadeia alimentar requer a cooperação entre todos os elos da cadeia e esta aliança mostra o caminho a seguir. A Fertiberia traz soluções de nutrição vegetal Impact Zero e o conhecimento do departamento de I&D&i; a Bartholomews canaliza e garante a melhor aplicação destas soluções graças ao seu vasto conhecimento dos agricultores e criadores de gado do Reino Unido, e a M&S lidera a iniciativa de levar alimentos que reduzem drasticamente as emissões ao consumidor final, que exige cada vez mais produtos que respeitem plenamente o ambiente”, afirma Javier Goñi, CEO do Grupo Fertiberia.
A gama Impact Zero que a M&S irá utilizar (Nergetic da Fertiberia TECH) melhora a eficiência da utilização do azoto em 22% em relação aos fertilizantes convencionais, o que leva à diminuição da quantidade de produto utilizado, bem como das perdas por lixiviação. Além disso, o seu verdadeiro valor diferencial vem da forma única como é fabricado, uma vez que utiliza hidrogénio verde em vez de gás natural, o que leva à redução de até três toneladas de emissões de CO2 por tonelada de amoníaco.
“A M&S estabeleceu para si objetivos importantes para reduzir a sua pegada de carbono e alcançar zero emissões em toda a sua cadeia de valor até 2040. 72% das emissões da M&S Food provêm da agricultura e cerca de metade destas provêm da pecuária, principalmente dos ruminantes. Neste sentido, é essencial que trabalhemos com os nossos agricultores para levarmos a cabo uma mudança significativa. Acreditamos que a utilização destes fertilizantes irá permitir aos nossos agricultores manter a produtividade, ao mesmo tempo que desempenham um papel vital na descarbonização da produção de leite, e estamos muito satisfeitos por termos chegado a este acordo”, refere Steve McLean, Diretor de Agricultura e Pescas da M&S.
“Com a população mundial a crescer de forma constante, num contexto de diminuição da terra produtiva disponível, a agricultura enfrenta o desafio de se tornar cada vez mais eficiente. Este desafio tem de ser enfrentado de forma sustentável, e a gama Impact Zero é a solução de nutrição vegetal que o mundo merece”, comenta Gary Herman, CEO da Bartholomews.
GRUPO FERTIBERIA
O Grupo Fertiberia é líder no setor da nutrição vegetal na Europa e produz também soluções ambientais para a indústria e outros setores. A empresa tem 14 centros de produção espalhados pela Península Ibérica e França. A visão da Fertiberia é liderar a cadeia de valor do hidrogénio verde do futuro na Europa para descarbonizar a agricultura e outros setores, como a indústria e os transportes, bem como continuar a liderar o desenvolvimento de soluções sustentáveis com elevado valor acrescentado para a nutrição das culturas. É também a primeira empresa do setor a comprometer-se a atingir emissões zero até 2035. A empresa pertence à Triton Partners, que está a impulsionar o seu crescimento para fazer desta empresa espanhola um líder na fertilização do futuro, permitindo aos agricultores obter maiores rendimentos com a máxima sustentabilidade ambiental.
Marks & Spencer
A Marks & Spencer (M&S) é uma empresa de retalho britânica líder que oferece produtos alimentares, vestuário e artigos para a casa de qualidade e a preços acessíveis a milhões de clientes em todo o mundo. Os produtos alimentares da M&S são conhecidos pela sua qualidade, elevados níveis de inovação e relações próximas com os seus fornecedores.
Sendo uma empresa com 137 anos de história, a M&S reconhece a importância de olhar para o futuro. Foi construída com base na convicção de que preocupar-se com o seu impacto no mundo de amanhã, bem como no de hoje, não é apenas boa cidadania, é também bom negócio.
Para refletir a emergência climática que todos enfrentamos, o Plano A foi realinhado com o objetivo único de se tornar uma empresa com emissões zero em todas as suas operações e em toda a cadeia de valor até 2039/40, dez anos antes da estratégia do governo do Reino Unido.
BARTHOLOMEWS AGRIFOOD
A Bartholomews é uma empresa britânica empenhada em revolucionar a cadeia alimentar. Com uma equipa de mais de 200 funcionários, funciona como um elo vital entre os agricultores e os consumidores exigentes no Reino Unido e na Europa. A sua principal missão é garantir a segurança alimentar sustentável ao mesmo tempo que adota tecnologias de ponta.
A Bartholomews compreende a importância de apoiar os agricultores na sua transição para um futuro mais ecológico. A sua equipa de agrónomos especializados, com conhecimentos e experiência profundos, desempenha o papel de conselheira de confiança dos agricultores, fornecendo soluções e recomendações personalizadas para os auxiliar a reduzir a sua pegada de carbono.
A empresa está empenhada em promover parcerias a longo prazo com os agricultores, oferecendo-lhes as ferramentas, os conhecimentos e o apoio de que necessitam para prosperar numa conjuntura agrícola em constante mudança. Ao ligar os agricultores aos mais recentes avanços tecnológicos e práticas agrícolas sustentáveis, está a moldar ativamente o futuro da indústria alimentar, assegurando o bem-estar dos agricultores, dos consumidores e do planeta.